Slide 1
399866083_18063194746456389_1973611001327582554_n
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

Coletânea Pró Rio

O Estado do Rio de Janeiro, a despeito de sua centralidade política e econômica, possui poucos estudos relativos à sua própria realidade, havendo uma certa ênfase em produções acadêmicas voltadas para a discussão de questões de caráter
nacional.

Assim, a Coletânea Opina Rio, organizada pela Rede PróRio e
pelo GESTRIO – Sindicato dos Gestores Públicos do Estado do Rio de Janeiro – , propõe a produção de conteúdo sobre os desafios e perspectivas de alternativas para o desenvolvimento do Rio de Janeiro a partir de uma visão estratégica, visando experiências de gestão e políticas públicas.

Submissão de Artigos

A coletânea Opina Rio tem periodicidade Bianual e mantém seu edital aberto durante todo o  ano, regularmente fazendo chamadas à submissão nos períodos mais próximos ao  lançamento. Assim, convidamos àqueles que possuem interesse em contribuir no debate  sobre  desenvolvimento e planejamento no Rio de Janeiro à estarem presentes nas futuras  edições da Opina Rio.

Para ter acesso ao edital Clique Aqui

PUBLICAÇÕES

mais

Sobre a rede

UNIVERSIDADE E ESTADO

Articulação entre a comunidade acadêmica e a gestão pública, para que o Governo Estadual tenha uma linha de ação estratégica no desenvolvimento do Rio de Janeiro. E, assim, crie melhores estruturas de planejamento e gestão através de diagnósticos, levantamento de alternativas e monitoramento de programas e iniciativas públicas.

ÁREAS DE INTERESSE

A Rede Pró-Rio pauta diversas áreas de interesse para que o mapeamento das questões estratégicas seja facilitado. Dessa forma, as áreas são: Federalismo; Administração e Finanças Públicas; Estrutura Produtiva; Segurança Pública; Saúde Pública; Questões Sociais; Territoriais e Ambientais; Espaço Rural; Grandes Projetos e Serviços de Engenharia; Educação; e Prospecção e Fatores Portadores de Futuro.

nossos objetivos

A Rede propõe três eixos para recuperar o protagonismo nacional do Rio de Janeiro com um desenvolvimento estadual integrado:
• Ao adensar e consolidar complexos econômicos que são base do desenvolvimento regional, investindo na estruturação de esferas permanentes de planejamento produtivo e coesão territorial.
• Buscar o estado da arte da tecnologia e da informação para a gestão pública, com a geração e a curadoria de dados próprios para orientar permanentemente o planejamento.
• Superar a desestruturação da máquina pública estadual para lidar com tensões no pacto federativo e práticas sociais concentradoras e excludentes, sobretudo, na dimensão espacial.

Parceiros institucionais

Faça parte da nossa rede