Início » Mensuração das Bases de Conhecimento de Regiões selecionadas do Sistema de Inovação Fluminense

Mensuração das Bases de Conhecimento de Regiões selecionadas do Sistema de Inovação Fluminense

No âmbito da geografia econômica, a relação entre criação de conhecimento, aprendizado, inovação e território tem sido largamente estudada nas últimas décadas, retomando a tradição iniciada por Marshall (1920) no estudo dos distritos industriais e desdobrando-se mais recentemente nos conceitos de learning regions (ASHEIM, 1996; BOEKEMA et al., 2000; MORGAN, 1997), de Sistemas Regionais de Inovação (ASHEIM; GERTLER, 2005; COOKE et al., 2007), entre outros. […] havia uma carência de estudos com intuito de operacionalizar e formalizar este conceito, possibilitando comparações inter-regionais, e a identificação da especialização de conhecimento de firmas, indústrias e recortes territoriais, tais como regiões. Para tentar suprir esta lacuna, Martin (2012) propõe um método de análise para investigar a especialização de uma economia regional por meio de medidas quantitativas, buscando identificar se economias regionais possuem força em uma ou mais Bases de
Conhecimento. Entretanto, o autor utiliza dados ocupacionais fornecidos pela base de dados oficial da Suécia no esforço de operacionalizar a metodologia e aplicá-la às regiões do país.

Neste contexto, o presente artigo busca avançar nos esforços realizados por Marcellino (2014) e Santos (2016) de adaptar esta metodologia para o contexto brasileiro, aplicando-a aos dados de emprego formal de regiões selecionadas no Rio de Janeiro. O objetivo principal é mensurar as Bases de Conhecimento de regiões selecionadas do Sistema de Inovação fluminense e, posteriormente, avaliar criticamente os resultados a partir das características da estrutura produtiva e de conhecimento de cada território a fim de verificar a pertinência desta metodologia ao caso fluminense.

Acesse o trabalho completo de Guilherme de Oliveira Santos e Israel Sanches Marcellino:

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *