Início » Ciclo corecon-RJ e Rede pró-Rio

Ciclo corecon-RJ e Rede pró-Rio

No segundo semestre de 2019, a Rede Pró-Rio e o Corecon realizaram um ciclo de palestras: Agenda para o Rio e seus municípios. O evento foi pensado a partir do XXIX Prêmio Anual de Monografia economista Celso Furtado.

O “Ciclo de palestras CORECON-RJ e Rede pró-Rio: uma agenda para o Rio e seus municípios” busca fomentar discussões que apontem alternativas de saída da crise pela qual atravessa o Rio de Janeiro. Com cerca de 17 milhões de habitantes, localizado na região mais populosa do país – a Sudeste – e também a mais dinâmica economicamente, o Rio de Janeiro vivenciou recentemente um expressivo movimento de desarticulação da cadeia produtiva do petróleo e gás, com fortes impactos no crescimento econômico regional e no mercado de trabalho. Diante deste diagnóstico, como pensar políticas públicas em geral, e políticas locais de desenvolvimento não apenas para as chamadas áreas de sombra do estado, mas de forma articulada para toda a territorialidade fluminense?


Composto por quatro debates, que contemplam as finanças públicas, a estrutura produtiva e mercado de trabalho, a segurança pública e a agenda metropolitana, este ciclo ambiciona abordar as principais temáticas que atingem o Rio de Janeiro. Ainda que com a consciência de que algumas lacunas permanecerão e serão objeto de tantos outros fóruns de reflexão.
O conhecimento sobre as temáticas fluminenses se encontra fragmentado de tal modo que se faz urgente reunir especialistas, sociedade civil organizada, movimentos sociais e toda a população com interesse em pensar e difundir o saber e a criação de sinergias entre estes atores. Esta é a principal motivação para a realização deste ciclo de debates.
Mediante tais constatações, o CORECON-RJ e a Rede pró-Rio entendem que é de fundamental importância tomar essa iniciativa de forma a garantir o aprofundamento das discussões e reafirmar nossa tradição de contribuir para estratégias de desenvolvimento autêntico e soberano, ao mesmo tempo em que nos aproximamos de forma mais integral e sistemática do debate fluminense.
Esperamos abrir novos espaços de discussão e criação de consensos em relação ao papel do Estado, elaborar propostas de políticas públicas, discutir mecanismos de controle social e, principalmente, disseminar os conhecimentos que subsidiem uma agenda para o Estado do Rio e seus municípios.


Alguns dos temas abordados nas sessões foram:
Mesa 1: Gestão e Finanças Públicas no Rio
Palestrantes: Ricardo Lodi (UERJ), Fernanda Gaiger (IPEA) e Paula Nazareth (TCE RJ)
Mediadora: Geiza Rocha (Fórum de Desenvolvimento Alerj)

Mesa 2: Estrutura Produtiva e o Mercado de Trabalho no Rio de Janeiro
Palestrantes: Guilherme Estrella (ex-diretor da Petrobras), Adilson de Oliveira (professor do IE/UFRJ), Adhemar Mineiro (ex-Dieese e ABED) e José Maria Rangel (sindicato dos petroleiros)
Mediação: Flávia Vinhaes (IBGE e Corecon-RJ)

Mesa 3: Segurança Pública no Rio de Janeiro
Palestrantes: Daniel Cerqueira (IPEA) e Everton Gomes (PPGD-UERJ)
Mediação: Lia Rocha (Uerj)

Mesa 4: Agenda Metropolitana
Palestrantes: Sergio Magalhães (Conselheiro IAB e Presidente do Congresso Mundial de
Arquitetos), Tainá de Paula (coordenadora BR Cidades), Alexandre Jerônimo (UFRRJ)
Mediação: Henrique Silveira (Casa Fluminense)

Veja nossa playlist com todos os debates:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *